Fala galera! Hoje vamos de mais um clássico, mas já aviso de você não assistiu nenhum dos filmes cuidado com spoiler.
Tenho um carinho enorme por essa trilogia. Minha família materna é descendente de italiano (Sicília), meu biso veio da Itália (não pude conhecê-lo) e meu avô sempre gostou muito de manter algumas tradições e uma delas é demonstrada no filme que é a famiglia. Apesar do filme não se passar totalmente na Itália, é mantido e extremamente visível essa qualidade. Essa trilogia acabou virando uma tradição familiar, todo ano assistimos os três filmes e é muito divertido, pois acabou se tornando algo que reune a família para ficar junta assistindo o filme.
Vamos ao que interessa, o filme! Vou fazer um breve, bem breve mesmo comentário sobre esse filme, porque quem não viu vale muito a pena ver e não quero atrapalhar com spoilers.
O primeiro filme se passa em 1945, onde Don Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando é o chefe de uma família "mafiosa" italiana de NY. Ele é conhecido por ser o padrinho, em razão de apadrinhar várias pessoas, desta forma, realizando favores em troca de outros favores futuros. Importante no ramo dos negócios, com a chegada das drogas, famílias tão notáveis quanto os Corleone's entram numa disputa para controlar esse mercado, porém, Corleone se recusa a participar, não facilitando a entrada dos narcóticos na cidade. Dessa forma, começa a ocorrer atentados contra a família Corleone no intuito de mudarem de idéia. Com tudo isso ocorrendo, surge Michael Corleone, interpretado por Al Pacino, filho mais novo de Vito Corleone, herói de guerra, diferente de todos os famíliares e afastado dos negócios da família, na necessidade de proteger seu pai e todo império construído por ele ao longo dos anos, entra para os negócios da família e futuramente assumindo o lugar de seu pai.
Esse longa é inspirado no best-seller de Mario Puzo (ainda não o li, mas está na lista para 2018, por ser apaixonada pelo longa, acabei deixando essa leitura de lado, mas estou com muita vontade de ler, então já está nas #metas2018), vencendo o total de 13 oscars, inclusive em 1973, quando Marlon Brando vence a categoria de melhor ator, por sua interpretação nesse filme, ele o recusa alegando discordar a maneira como os índios americanos eram tratados em Hollywood , enviando em seu lugar uma ativista indígena (Sacheen Littlefeatther).
Algumas importantes lições trazidas no filme:
1# ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA AJUDAR SEUS AMIGOS
2# “NUNCA DEIXE QUE ALGUÉM DE FORA DO SEU CICLO DE CONFIANÇA SAIBA O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO”
3# VIOLÊNCIA SÓ VAI PIORAR AS COISAS
4# SEMPRE ESTEJA ABERTO A NEGOCIAÇÕES
5# SUAS ESCOLHAS PODEM LEVA-LO PARA COMPLETA SOLIDÃO
6#“UM HOMEM QUE NÃO SE DEDICA À FAMÍLIA NUNCA SERÁ UM HOMEM DE VERDADE"
7# “QUANDO FOI QUE RECUSEI UM ACORDO?”
8# “NÃO ODEIE SEUS INIMIGOS, ISSO AFETA SEU RACIOCÍNIO”
9# “AMIGOS E NEGÓCIOS: ÁGUA E AZEITE”
10# "SE A VIDA LHE NEGAR UM SONHO, SEJA FORTE O SUFICIENTE PARA LHE NEGAR UMA LÁGRIMA"
Bom é isso galera, espero mesmo que tenham curtido e que assistam esse longa (trilogia) e leiam o livro, é um clássico que vale a pena ser visto todos os anos!
#indicaçõesdopaçoca